Conheça Nando Grana
Ex jogador de futsal, Nando Grana consolidou sua carreira na Europa.
Nascido em Indaiatuba filho do Metalurgico Sr. Laertes Grana e da Radialista Dona Dirce Nunes Grana (ambos In Memorian), Nando teve dois irmãos Marcio Roberto Grana e Rosângela Grana. Ainda jovem se casou com Viviane Pazini com quem teve duas filhas lindas, Desiree e Sophia Grana.
Aos 10 anos de idade deu inicio a sua trajetória no futsal no A. E. Tejusa e aos 16 e 17 anos conquistou o titulo de campeão Paulista do Interior onde foi considerado o melhor jogador do Estado de São Paulo e artilheiro das competições paulista.
O sonho começou a se tornar realidade aos 17 anos quando fechou contrato com o Wimpro de Guarulhos, o que seria a sua primeira equipe profissional que inclusive já era Bi Campeã Brasileira.
Aos 18 anos sagrou-se campeão Brasileiro pelo C. A. Mineiro.
Ao completar 19 anos viu o sonho de criança se tornar realidade ao embarcar para Europa.
Jogou por 12 anos na Itália conquistando, 2 campeonatos italianos, 4 copas Italia e 2 supercopa Italiana, sendo artilheiro em 2 edições da competição. Teve também a experiência de ser campeão Italiano da 2 divisão levando o clube ao acesso para a primeira e também Campeão da Copa Italiana 2 divisão. Na recopa européia de clubes disputada da Espanha em 2007-2008, Nando foi artilheiro e eleito o melhor jogador do Estado (Triveneto-Italia).
Nando Grana também atuou por 3 anos no futsal espanhol, considerado o melhor futsal do planeta onde conquistou o vice campeonato da copa do Rei e medalha de ouro na recopa espanhola, sagrando-se vice-campeão mundial de clubes em Barcelona e artilheiro da competição intercontinental.
Naturalizado italiano, Nando Grana passou a defender a Seleção Italiana de futsal onde pode disputar 113 jogos com a camisa da seleção marcando 63 gols. Disputou 4 campeonatos europeus sendo campeão europeu em 2003 e vice em 2007.
Em 2005 conquistou o 3 lugar no pódio sendo mais uma vez artilheiro da Europa e também artilheiro do torneio 4 nações disputado em Logronho – Espanha.
Nando ainda disputou mais 2 mundias com a Azzurra, um em 2004 na china ficando com o vice campeonato e o outro no Rio de janeiro onde conquistou o 3 lugar no pódio e premiado como sendo um dos 10 melhores jogadores do torneio Intercontinental.
De volta para sua cidade Natal, Indaiatuba, Nando defendeu as cores da A.D.I., sagrando-se campeão dos jogos regionais e assim encerrando sua extensa carreira profissional como jogador.
“Viva o Sonho e vá em busca de realizá-lo com muita determinação, garra e humildade….Tudo é possive!”